Visando dar ainda mais visibilidade para a pesquisa que realizei em maio sobre os serviços online, vou repostar aqui em meu blog meu próprio comentário feito nos blogs de lançamentos da Netflix (links na minha postagem inicial), e que faz uma análise mais prática sobre o que temos à disposição no momento em streaming de conteúdo. Espero que ajude a clarear algumas mentes que insistem em criticar de forma negativa o serviço, sem fazer um paralelo com os demais e sem ver a questão de usabilidade do serviço. Afinal, se a Netflix for insuficiente, não há ainda outro serviço do mesmo nível que possa substituí-lo (e tenho minhas dúvidas que um dia haverá um).
(12/05/12) "Hoje dei uma geral nos serviços de vídeos online Netmovies, Sunday TV e Crackle. A intenção era logicamente compará-los com a Netflix, em títulos, preço e disponibilidade. Aliás, eu acho que todos os que criticam a Netflix o tempo todo deveriam fazer isso também.
Crackle, como todos sabem, é gratuito e, apesar da quantidade limitada de títulos, dá para garimpar algumas coisas interessantes. Por isso, merece ser conferido. Os comerciais não atrapalham, e apesar da qualidade de imagem ser limitada, não dá para querer demais se é de graça, não?
O Sunday TV, do Terra, vende vários filmes, séries, shows e documentários, e lança no ar a ideia de que a assinatura do serviço (R$ 14,90 / 1º mês; R$ 19,90 / 2º em diante) disponibilizaria tudo. Acontece que tem alguns títulos que não estão na lista do Vídeo Clube, sendo disponíveis apenas para compra ou locação. Sacanagem, hein? Se vista apenas a lista dos títulos do vídeo-clube, tem algumas coisas boas, filmes da Disney e alguns conhecidos, mas eu diria que são relativamente poucos os de grande sucesso.
Agora o Netmovies. Não vou avaliar o aluguel de DVDs, pois para comparar com a Netflix só dá para ver o catálogo online. Mas vale a pena um comentário nesse sentido: na tela dos planos eles deixam a entender que o aluguel de filmes estaria disponível para vários estados (um mapinha do Brasil com os estados disponíveis pintados), quando na verdade apenas algumas cidades em cada estado têm o serviço de entrega de DVDs funcionando. SP, RJ e MG têm algumas cidades além das capitais, mas vários dos estados listados não têm. Eu considero isso propaganda enganosa, pois induz a pessoa a erro, achando que o serviço está disponível em seu estado inteiro. Mas vamos adiante. Sobre os filmes online, eu não vi toda a lista (eles dizem que são 5000), mas vi os de ficção, ação/aventura, e todas as recomendações do site, além dos lançamentos online (atualização: voltei ao site depois e olhei várias outras categorias, e não mudei minha opinião. :( ). É impressionante a falta de títulos de peso no serviço. Das centenas que olhei, acho que nem 10 eu conseguiria separar para assistir. O serviço tem velharias muito maiores que as da Netflix, e filmes que além de velhos devem ser do gosto de menos de 1% dos assinantes do serviço. Filmes velhos de western, trashes como Jiban e outros seriados japoneses de gosto duvidoso... claro que tem coisas mais novas ou mais conhecidas, mas a minha análise é sempre de procurar filmes eternos, famosos e/ou interessantes, para todos os gostos. E confesso que isso é difícil no catálogo da Netmovies. Os seriados online também são muito poucos e novamente de pouca abrangência entre o gosto dos assinantes.
Resumindo: minha intenção não é tacar pedra nos outros serviços, mas analisando apenas a opção online, a Netflix dá de 10 a 1 em praticamente todos os serviços. Nenhum deles consegue oferecer o que temos na Netflix, nem pelo mesmo preço. A diferença de catálogo é enorme, nem juntando o catálogo dos três outros (Crackle, Sunday TV e Netmovies) dá para comparar o nível dos filmes com o da Netflix. Afinal, quantidade é muito diferente de qualidade. Dá para listar centenas de bons títulos da Netflix que não estão em nenhum dos serviços mencionados. Então, apesar da necessidade de evolução crescente do serviço, hoje não dá para pensar em trocar a Neflix por nenhuma das opções que temos online no Brasil. Pelo menos, é a minha opinião".
Nenhum comentário:
Postar um comentário