sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dica: Acesso ao conteúdo americano da Netflix

Encontrei esta semana o seguinte link, com a proposta de oferecer uma maneira de se acessar o conteúdo americano da Netflix. Estou repassando pela curiosidade que alguns podem ter em saber como é o catálogo deles, que hoje beira 9.000 filmes/séries, e que quiser arriscar a tentativa - eu mesmo não testei para ver se funciona. No entanto, não recomendo a ninguém que utilize desse artifício para querer burlar a proteção (necessária) de acesso limitada pela localização. Primeiro, porque mesmo que alguém queira fazê-lo, o conteúdo americano não oferece opção de legendas ou áudio em português, o que exigiria algum conhecimento no idioma estrangeiro. Segundo, porque a liberação dos filmes a determinado público é regida por contratos de distribuição que devem ser respeitados, afinal a proposta do serviço é essa, oferecer conteúdo legalizado a seus usuários. E terceiro e mais importante: estamos tentando através de iniciativas como a Netflix mudar os parâmetros do consumo de mídia através da internet, fugindo da exploração dos grandes estúdios através dos DVDs, aluguel de filmes e TVs por assinatura. O futuro desse novo modelo depende necessariamente dele ser viável e interessante para todos. E tentar usar de subterfúgios para se dar bem e pagar pouco por um catálogo grande equivale a querer baixar filmes ou comprar DVDs no camelô, guardadas as devidas proporções. Assim, exceto pela curiosidade, não recomendo que se use a dica no dia-a-dia. O bom senso e a honestidade agradecem.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Notícias: Lançamentos e trailer Jogos Vorazes

Essa semana surgiram novas notícias sobre parte do conteúdo que estará mês que vem na Netflix (a lista da maioria desses títulos já se encontra no post Em Breve - 21/06/12). Além da ansiosa espera pelo conteúdo da Fox, alguns sites especializados já noticiam com destaque os lançamentos de animações e adaptações de tokusatsus (abreviatura da expressão japonesa "tokushu satsuei", traduzida como "filme de efeitos especiais". Antigamente, o gênero englobava praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que se utilizasse de efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando varias técnicas como pirotecnia, computação gráfica, modelismo, entre outras. Exemplos: filmes do Godzilla, seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Flashman, Jiraiya, Kamen Rider Black, Cybercops, Winspector, etc. - fonte: Wikipedia). Confira alguns links abaixo:



Também já é possível desde ontem conferir na Netflix o trailer do filme Jogos Vorazes, que estará disponível para seus assinantes a partir de 18 de agosto.

domingo, 24 de junho de 2012

Clube dos Cinco (02/11/11)


Clube dos Cinco – 1985

Links:  
Áudio:
Legendas:
Assistido em: 02/11/2011

Sinopse
The Breakfast Club (Clube dos Cinco no Brasil) é um filme norte-americano do gênero drama produzido em 1985. Foi escrito e dirigido por John Hughes. A história mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais. O filme se tornou um clássico cult, um filme que define a década de 1980, e teve uma enorme influência sobre a vinda de muitos dos filmes do gênero, desde então. Foi inteiramente rodado em sequência. As filmagens começaram em 28 de março de 1984 e terminaram em maio do mesmo ano.

Trailer


Opinião
Apesar de conhecer alguns filmes do John Hughes dessa época, ainda não tinha visto esse até agora. Na época em que assisti o filme só tinha a opção da dublagem. Eu gostei do filme, considerando a maneira como são retratados os diferentes personagens e as situações interessantes em que eles se colocam no contato obrigatório que precisam ter durante o filme. O mais interessante é pensar que os cinco são apenas um conjunto de estereótipos ao começo, e aos poucos percebemos que todos eles têm sentimentos, anseios, objetivos... ou seja, são pessoas em formação, mas que buscam seu caminho, cada um à sua maneira. Áudio dublado está bom e agradável, imagem muito boa também.
Nota

sábado, 23 de junho de 2012

Chaves (23/10/11-)


Chaves – 1972

Links:  
Áudio:
Legendas: Nenhuma
Assistido em: 23/10/2011-

Sinopse
A série conta a história de um garoto órfão e muito humilde, que é conhecido simplesmente como "El Chavo del ocho" (espanhol, no Brasil "Chaves do Oito" ou simplesmente "Chaves"). O garoto vive na periferia de uma grande cidade, e seu "esconderijo" é um barril localizado no pátio principal da vila de classe média baixa onde passa todo o seu dia. Lá, ele deve conviver com os particulares moradores e vizinhos, com os quais sempre está envolvido em divertidas situações. Através das mais variadas formas de comédia (tais como o pastelão e a ironia), a série aborda críticas sociais relativas à convivência entre vizinhos, satirizando atitudes genuínas com piadas rápidas e por vezes perspicazes a cada episódio. Segundo Bolaños, em entrevista ao livro O Diário do Chaves, lançado em 2006, o garoto havia fugido de um orfanato do qual a mãe o havia deixado bem pequeno, uma vez que não se sentia feliz lá. Foi então que encontrou uma "vila", e uma senhora sozinha, muito idosa, o abrigou no apartamento número 8, onde morava. Logo, ela faleceu e Chaves teve que ser despejado, passando a viver então dentro do Barril. Mas para todos, continuava dizendo que morava no apartamento 8. (Mais detalhes sobre a série podem ser encontrados na Wikipedia)

Abertura (em português)


Opinião
É difícil dar uma definição para o que Chaves representa a toda a América Latina. A simplicidade de suas histórias e o humor leve, sem apelações, cativa gerações desde os anos 70. A série tem até um canal oficial no Youtube, onde é possível assistir a maioria dos episódios. A Televisa também tem contrato com a Netflix, e até o momento 30 episódios encontram-se disponíveis no serviço, com a possibilidade de aumento desse número futuramente (já estão listadados mais 12 episódios que devem entrar brevemente). Já assisti cerca de metade dos disponíveis, a maioria em boa qualidade, ainda que alguns poucos tenham o áudio um pouco baixo e abafado. Mas a qualidade é satisfatória no geral, considerando-se o fato da série e da dublagem serem antigas. Esperamos que a lista cresça sempre mais, e que nunca saia da programação da Netflix, já que Chaves já é patrimônio de todos nós, divertindo adultos e crianças.
Nota

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Novidade/Dica: Títulos que sairão em breve


Como eu já mencionei anteriormente, os lançamentos de títulos na Netflix estão atualmente bem cobertos pelos blogs e, desde essa semana, pela nova seção oficial do site. Mas sempre queremos mais, então alguns fãs do serviço já acharam uma forma de complementar essa informação com o que vai sair no futuro. O blog Filmes-Netflix já faz isso, listando em suas postagens os títulos americanos que já possuem tradução em português – um indício claro de que entrarão por lá. Mas há uma outra forma de fazer isso que me interessou e que garante a cada um uma forma particular de conferir por si mesmo. A dica foi dada na comunidade da Netflix no Orkut, e em respeito ao usuário Iogan NagoI que sugeriu como fazer, vou transcrever o texto dele aqui da maneira que foi postado lá:

“Bem, existe uma forma de saber os conteúdos que estão prontos para serem liberados e adicionados no catálogo, ou os novos que acabaram de entrar. Você vai em Perfil de interesses / Classificar programas e filmes / Todos os gêneros. Então é só ir classificando e dando uma nota para tudo, que irá aparecer muita coisa inédita. Mas o segredo é o seguinte, se você classificar todo o conteúdo da Netflix como eu fiz, depois disso só vai aparecer para classificação conteúdos novos que acabaram de entrar no catálogo ou aqueles que ainda entrarão em breve e que estão como "indisponível no momento". Fazendo isso é como se tivesse uma aba de novidades. E quando você for navegando pelas categorias também poderá aparecer coisas novas se não marcar "Mostrar títulos classificados/vistos". No momento na minha conta está assim:



Só que olho isso todo dia e quando aparece novamente alguma coisa para eu classificar, já sei que é novidade. Tem outra forma também de encontrar outros conteúdos que me parece, esses ainda não aparecem nesse sistema de classificações, mas que irão entrar na Netflix Brasil, é olhando a Netfilx gringa atraves de programas VPN. Quando um conteúdo na Netflix gringa estiver com a descrição em português é porque será adicionado em breve por aqui. É preciso manter o idioma em português nas configurações da netflix, e para ver o catálogo dos EUA uso o programa gratuito Hotspot Shield e para ver Netflix UK uso o Expat Shield. Os dois estão no Baixaki para download e não tive problemas. Mas com esses grátis não dá para assistir. E também é sorte achar algo em português...

Usando esse primeiro método já obtive vários títulos no site da Netflix, e especificamente hoje, 21/06, entraram dezenas de novos títulos que ainda estão com o status de "Título não disponível". Muitos desses títulos estão chegando por conta do acordo da Fox com a Netflix, então devem estar disponíveis durante o mês de julho, quando está previsto o início do acordo. Tenho listado os títulos desse método no Orkut há cerca de um mês, e agora passarei a fazê-lo aqui também. Confira os filmes e seriados que entrarão em breve no próximo post.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Novidade: seção Adicionados Recentemente


A notícia já não é nova, pois foi dada na segunda-feira, mas vale a pena comentar. Atendendo aos inúmeros pedidos dos usuários, agora a Netflix passa a contar com uma seção específica para os títulos adicionados recentemente. Conforme texto da empresa em seu blog, “A lista dos títulos recém-chegados à Netflix, já disponível nos Estados Unidos e Canadá, mostra os títulos adicionados nos últimos 30 dias para os assinantes com conta na Netflix há mais de um mês. Além de serem exibidos no site da Netflix na web, os “Adicionados recentemente” agora também aparecem em videogames, tablets, celulares e todos os aparelhos compatíveis com a Netflix”. Finalmente uma maneira oficial de ficar ligado nos últimos lançamentos da empresa, e um sinal de que eles continuam ouvindo nossos pedidos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

O Grande Lebowski (11/12/11)


O Grande Lebowski – 1998

Links:  
Áudio:
Legendas:
Assistido em: 11/12/2011

Sinopse
Jeffrey Lebowski (Jeff Bridges) é um desempregado convicto, que vive no ócio e chama a si mesmo de "the Dude". Quando não está sozinho no apartamento, ouvindo canções do Creedence ou usando drogas, está jogando boliche junto com os amigos Walter Sobchak (John Goodman), neurótico por armas, e Donny (Steve Buscemi), um grande jogador que ninguém deixa falar. Um dia alguns desconhecidos invadem o apartamento de Lebowski, cobrando o dinheiro devido por Bunny (Tara Reid), sua suposta esposa. "Dude" tenta desfazer o mal entendido, mas um deles se vinga urinando no tapete. Logo em seguida "Dude" descobre que eles estavam atrás de outro Lebowski (David Huddleston), um milionário. Irritado com o que aconteceu, já que gostava muito do tapete, "Dude" vai até seu homônimo exigir uma compensação. Sem conseguir nada, ele resolve roubar um dos valiosos tapetes da mansão. Tempos depois, Lebowski pede que "Dude" o ajude a entregar a quantia pedida pelo resgate de Bunny. É quando Walter elabora um plano para desmascarar os sequestradores e ainda ficar com o dinheiro.

Trailer


Opinião
Esse filme é realmente uma comédia, pois seu enredo em si não tem pé nem cabeça. Parece mais uma viagem do roteirista nas drogas... :D Mas tem algumas situações engraçadas e inusitadas, que valem a pena assistir. O achei hilário, apesar de descompromissado com um enredo coeso. Qualidade ótima do lançamento na Netflix.
Nota

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Hércules (10/05/12)


Hércules – 1997

Links:  
Áudio:
Legendas:
Assistido em: 10/05/2012

Sinopse
Olimpo, Grécia. Na morada dos deuses só existe alegria com o nascimento de Hércules (Tate Donovan), o filho de Zeus (Rip Torn) e Hera (Samantha Eggar). Mas o deus do mundo subterrâneo, Hades (James Woods), não compartilha desta felicidade, pois conspira para tomar o lugar de Zeus, o que só poderá ser feito quando os planetas estiverem alinhados e, como foi predito, se não houver intervenção de Hércules. Assim Hades ordena a duas entidades que matem o menino, tornando-o mortal. Mas o plano dá errado e a porção divina mantida nele o concede força sobre-humana. Hércules sente-se diferente dos demais jovens e então fica sabendo através de seus pais adotivos que sua origem é divina. Ele decide então voltar ao Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.

Trailer


Opinião
Filme interessante e divertido, com uma versão leve – na medida do possível – da mitologia grega. Tem uma espécie de anti-heroína sedutora, algo incomum para os filmes Disney, mas que busca seu caminho para se tornar boa. O filme tem uma boa qualidade na Netflix também - imagem ótima, som e legendas bons.
Nota

domingo, 17 de junho de 2012

Babe – O Porquinho Atrapalhado (05/05/12)


Babe, O Porquinho Atrapalhado – 1995

Links:  
Áudio:
Legendas:
Assistido em: 05/05/2012

Sinopse
A fazenda do Sr. Hoggett (James Cromwell) é um lugar quase perfeito, onde cada coisa ocupa o lugar certo. Até que nasce Babe, um leitãozinho que pensa que é um cachorro. E convence até o dono da fazenda, que o inscreve no Campeonato Nacional de Cães Pastores, com consequências imprevisíveis.

Trailer


Opinião
Babe já é antigo, mas é um filme limpinho e agradável para todos, especialmente as crianças. É a história da superação e da conquista através da obediência. Já vimos vários filmes de bichos falantes, mas há um quê de especial em Babe que realmente o destaca entre os demais. Ganhou o Oscar de Efeitos Visuais, além de outras seis indicações ao prêmio. Som, imagem e legendas ótimas.
Nota