terça-feira, 2 de outubro de 2012
Opinião: Oi Rdio
Hoje vou abrir outro parênteses ao Netflix para comentar um serviço que descobri e assinei recentemente, e que novamente mostra que o streaming é o futuro do entretenimento legal e barato. A Oi lançou em nosso país um ano atrás o serviço Oi Rdio (http://www.rdio.com/), que oferece 18 milhões (sim, milhões!) de músicas em streaming, permitindo inclusive o download em dispositivos móveis compatíveis (Apple, Android) para serem ouvidos depois. O plano em streaming custa mensalmente a bagatela de R$ 8,99, enquanto a opção com recurso de mobilidade custa R$ 14,90. Existem ainda opções de planos familiares, onde duas ou três contas contratadas ao mesmo tempo tornam a assinatura completa (PC + dispositivo móvel) ainda mais barata. Uma miséria em vista do imenso conteúdo oferecido pelo site. Abaixo, reproduzo minhas duas mensagens a respeito do serviço que postei no Facebook, dando algumas ideias sobre o que o serviço oferece - e o que não oferece:
"Gostei da proposta do Oi Rdio, uma espécie de Netflix das músicas, que tem planos muito baratos para consumo LEGAL de música no PC, celulares, tablets... e nada menos que 18 MILHÕES de músicas. Quem quiser experimentar pode fazer o cadastro e curtir 7 dias grátis, não pede nem dados para pagamento no começo. Apenas depois dessa semana é que o acesso completo fica restrito ao pagamento. Aproveitem! Qualquer iniciativa como essa vale a pena, para fugirmos cada vez mais da pirataria e estimularmos as pessoas a pagar o justo pelo consumo de multimidia"
"Para quem se interessou pela Rdio, que mencionei dois dias atrás: passei esse tempo todo brincando de procurar artistas no serviço para avaliar sua abrangência, e fiquei realmente impressionado. Tem MUITA coisa conhecida. Os principais intérpretes nacionais e internacionais estão todos lá. Para alguns, a coleção compreende várias centenas de músicas (M.Jackson: 1600; U2: 588; Madonna: 501; Queen: 584; Elton John: 877; Bee Gees: 992). Meu amado Roxette, por exemplo, tem quase o dobro dos álbuns convencionais, pois inclui também alguns singles que não estão disponíveis para compra nas lojas nacionais.
Também tive o cuidado de abranger diversos gêneros musicais em busca de pontos fracos no serviço, e eles quase não existem. De Pedro Bento & Zé da Estrada a Mr. Catra, passando por Caju e Castanha, É o Than, Menudo, tem de tudo por lá. Vi inclusive álbuns de trilhas sonoras de filmes e histórias infantis em áudio, além de álbuns de karaokê.
O que não achei: toda a discografia da Xuxa (apenas alguns dos últimos álbuns), grupos infantis da minha infância (Trem da Alegria, todos os álbuns do Balão Mágico), alguns grupos de Axé como Terrasamba, Banda Mel, Araketu, grupos específicos de sucesso um tanto duvidoso como Polegar, Rouge, Broz, Pepe e Nenem, alguns intérpretes de rap como Pavilhão 9, Racionais MC's, Facção Central. Sertanejo eu achei praticamente todos os que me lembrei. Até Mario Zan tinha!
Então, para quem acha que a diversidade é o principal atrativo de um serviço como esse, pode assinar sem problemas. E claro, não foquei meus comentários nos títulos mais novos, mas tudo o que é sucesso atual também está no serviço, como Rihanna, Psy, Chris Brown, David Guetta, etc. Mas isso é obrigatório..."
Apenas complementando as mensagens, observei também a falta de Adriana Calcanhoto (corrigindo: tem a Calcanhotto sim, mas é preciso fazer a busca pelo nome correto, com dois Ts), poucos álbuns do Roberto Carlos, Caetano Veloso tem muita coisa mas aparentemente não são todos os álbuns. Uma busca minuciosa pode acabar encontrando algumas (poucas) distorções de falta de conteúdo, mas convenhamos que um serviço como esse não conseguirá jamais ser completo e agradar a todos. Mas mesmo assim, tem um grande potencial de abrangência. Procurar músicas antigas a esmo mostra como é possível encontrar quase tudo.
O site não possui rádios específicas, mas oferece várias playlists próprias e de usuários, que podem ser compartilhadas e/ou assinadas por um usuário do site. Seria bom se eles fizessem listas periódicas com os Tops das principais paradas estrangeiras e nacionais, mas isso ainda pode ser feito no futuro (ou você pode encontrar um usuário que o faça). Hoje, na página deles no Facebook, o site oferece playlists de pessoas famosas escolhendo músicas de outros gêneros musicais. O serviço também é integrado ao Facebook, possibilitando que seus amigos vejam a lista do que você está ouvindo, e se forem cadastrados no serviço, confiram também as músicas. E também é possível esconder seu status musical de quem você não quiser mostrar, evitando "passar vergonha" ao revelar a seus amigos que você ouve É o Tchan, sertanejo universitário, entre outros. :)
Faz apenas um dia que sou assinante, então o serviço ainda precisa passar pelo crivo de ser utilizado por um bom tempo, para que eu veja se ele ainda continua interessante. Mas até agora, depois de quatro dias buscando a fundo os nomes mais improváveis de intérpretes no serviço, fiquei realmente satisfeito. E recomendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário