sábado, 21 de julho de 2012

Opinião/Review: Crackle


Crackle (Sony)
O serviço da Sony estreou no Brasil em 13/03/2012, e foi notícia em todos os lugares da web – afinal, filmes e seriados de graça na web chamam mesmo a atenção das pessoas. E quando se fala em Sony, todo mundo só enxerga qualidade. Portanto, não tinha como desprezar o lançamento.
Já estamos em julho, e o meu “raio-x” no serviço não mostrou exatamente isso, no entanto. Não dá para falar sobre a qualidade dos títulos, afinal gosto é de cada um, mas a considerar pelo meu, não vejo lá muita coisa que eu poderia gastar muito tempo assistindo. No dia 17/07/2012 o serviço tinha 108 filmes – nenhum realmente muito novo. Todos os vídeos, pelo que vi, podem ser assitido em 360 ou 480p. Muitos deles possuem mais de uma opção de áudio, mas isso não necessariamente é uma coisa boa. Existe na descrição de cada filme, que aparece ao posicionar o mouse sobre o título/poster, a indicação se o filme tem opção dublada, legendada ou original sem legendas (respectivamente, as siglas Dub, Leg ou Ing aparecem antes da descrição do filme). Mas isso não é muito confiável, pois encontrei vários onde há a indicação de Ing (original sem legendas) e na página de exibição do título a informação mostra que é legendado. Alguns poucos filmes estão apenas com a opção do idioma original sem legendas, não oferecendo dublagem. Mas também há alguns que tendo dual áudio estão sem legendas no áudio original, o que é um grande problema. Exemplos de referência de alguns títulos que colhi por lá: 

- Anatomia 2 (dublado e legendado)
- Garotas Selvagens 2 (dublado e legendado)
- A Casa de Vidro (dublado e legendado)
- Final Fantasy VII: Advent Children (legendado)
- Lenda Urbana 3 (legendado)
- Quem é Harry Crumb (dublado e legendado)
- Rios Vermelhos (dublado e legendado)
- Snatch – Porcos e Diamantes (dublado e legendado)
- Taxi Driver (dublado e legendado)
- A Rede 2.0 (dublado e legendado)
- Os Bad Boys (dublado e legendado)
- Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado (dublado e original sem legendas)
- A Colônia (dublado e original sem legendas)
- Paprika (dublado e original sem legendas)
- Steamboy (dublado e original sem legendas)
- Caçadores de Mentes (dublado e original sem legendas)


Com relação às séries, o site tinha em 17/07/2012 um total de 11 séries diferentes, entre as de TV e as exclusivas do site. Apesar de alguns títulos interessantes, o que realmente chama a atenção é a falta de conteúdo em idioma nacional para vários episódios dos seriados. Em alguns, TODOS os episódios estão no original sem legendas. Ou seja, ainda há muito o que melhorar.

Lista de séries de TV:
- As Aventuras de Jackie Chan (108 ep, 13 dublados (1a. Temp) - e mais outras quatro temporadas todas somente em inglês sem legendas)
- Dilbert (30 ep. (duas temporadas) somente em inglês sem legendas)
- Max Steel (35 ep. (três temporadas), todas em inglês sem legendas)
- Transformers: Beast Machines (26 ep. (duas temporadas), todos dublados)
- Os Novos Caça-Fantasmas (10 ep., todos dublados)
- Crônicas da Tropa Estelar (53 ep. - os primeiros 13 episódios da 1a. Temp. dublados, e 44 em inglês sem legendas, entre eles os mesmos 13 primeiros)
- Grandão e Rusty, o Robô (52 ep. - 26 dublados e os mesmos em inglês sem legendas)
- O Crítico (22 ep. (2 Temp.), todos dublados)
- Sit Down, Shut Up (1 ep., dublado).

Lista de séries Originais:
- Why It Crackles (Talk Show - 10 ep., legendados)
- Quente Demais em Los Angeles (Comédia - 14 ep. todos em inglês sem legendas)
- Sequestro Acidental (Comédia - 16 ep. todos em inglês sem legendas)
- Bebida com Cuspe (Comédia - 13 ep. todos em inglês sem legendas)
- Regras de Bannen Ação - 16 ep. todos em inglês sem legendas)
- Lutando para Voltar (Comédia - 12 ep. todos em inglês sem legendas)
- Mãe XXX (Comédia - 13 ep. todos em inglês sem legendas)
- Os Roedores (Comédia - 25 ep. todos em inglês sem legendas)
- Passeio Milionário (Ação - 15 ep. todos em inglês com legendas)


Quanto ao uso, realmente é muito simples escolher o filme e assistir. O “preço” do site é assistir a uma propaganda do serviço ou de alguma série da Sony, o que em si não seria um grande problema (afinal são apenas 30 segundos). O problema é que a cada novo vídeo você precisa assistir de novo. Ao assistir alguns vídeos curtos do site, a freqüência realmente começa a incomodar. E de nada adianta avançar o filme para o meio, ou tentar buscar uma cena no filme: novamente entra o comercial antes da cena desejada. Pode ter sido impressão, mas eu achei o volume do comercial até mais alto do que o normal dos vídeos (isso também incomoda). Pela FAQ, dá para saber de outras características do site: o cadastro permite incorporar vídeos, criar uma lista de favoritos ou uma fila de reprodução, ou mesmo “assinar” um vídeo, recebendo assim um aviso sempre que houver alguma alteração nele, ou inclusão de conteúdo relacionado (como novos episódios em uma série).

Resumindo, existe uma boa intenção na existência de um serviço como o Crackle. Penso que talvez a Sony queira marcar terreno no streaming, mas para fazer frente a serviços como a Netflix a lógica é que haja melhores títulos, em grande quantidade, e a contrapartida do pagamento para justificar a melhor qualidade no conteúdo. Mesmo hoje dá para aproveitar alguma coisa. Mas é realmente frustrante que os seriados tenham vários episódios sem legendas ou dublagem, o que desestimula acompanhá-los. Quanto aos filmes, que são na verdade o carro-chefe do serviço, se superada a questão do nível de qualidade e o fato de nenhum ser muito novo, é possível ver um avanço quanto à disponibilização de conteúdo dublado ou legendado. Penso que a qualidade do vídeo também poderia ser melhor, talvez em HD 720p, para ficar melhor na tela ou aparelho compatível (vale lembrar que o próprio site anuncia a compatibilidade do Crackle com dispositivos Sony, como celulares, tablets e TVs conectadas). Deve ser frustrante assistir a conteúdo 480p em TVs Full HD modernas o bastante para terem o aplicativo do serviço. Eu não descartaria o serviço, mas no meu perfil, vejo pouca utilidade nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário