sábado, 28 de julho de 2012

Pinky Dinky Doo (14/11/2011-)


Pinky Dinky Doo - 2006

Links:  
Áudio:
Legendas: Nenhuma
Assistido em: 14/11/2011-

Sinopse
Pinky Dinky Doo é uma menina com muita imaginação. Ao lado de seu irmão Tyler e do Sr. Porquinho-da-Índia, ela adora viajar pelo mundo da fantasia. A série pega carona no universo lúdico das crianças e, ao estimular a criatividade dos pequenos, acrescenta novas palavras ao seu vocabulário.

Trailer


Opinião
Este é um desenho bastante curioso para as crianças em fase pré-escolar. A cada episódio ele ensina uma nova palavra, citando várias situações onde ela aparece. Não há muito o que se falar, a não ser que provavelmente as crianças que gostam de histórias mais elaboradas talvez achem o desenho simples. Mas há uma boa criatividade e uma boa intenção em ensinar através das histórias.
Nota

domingo, 22 de julho de 2012

Opinião/Review: Mundo Fox



Mundo Fox

Encontrei o Mundo Fox meio por acaso, pois não imaginava que eles teriam um serviço de episódios completos sem divulgar bastante. Pelo menos não vi muito barulho na mídia, e ao pesquisar sobre isso descobri que o hábito de colocar episódios inteiros no site já vem desde 2009!
A página inicial oferece três categorias para os vídeos disponíveis: Vídeos (pequenos trechos de programas dos canais Fox), Playlists (sequências de pequenos trechos de vídeos relacionados a um assunto), e Episódios Completos. Infelizmente as playlists estão quase todas indisponíveis, no dia em que conferi (22/07) apenas a do Titanic funcionava, e todas as outras remetiam a essa. 

O menu superior do site possue quatro divisões: Vídeos, Canais, Shows e Episódios Completos. Em Vídeos, novamente surgem as listas de vídeos da página principal, com as mesmas subdivisões. Em Canais, a listagem dos vídeos passa inicialmente por um filtro onde podemos escolher de qual canal Fox é o programa que queremos: Bem Simples, Fox, Fox Life, FX, Nat Geo ou Nat Geo Wild. Escolhido o canal, o site salta diretamente para a opção Shows, que é uma lista dos programas selecionados. No alto da página é possível alterar os parâmetros do filtro para mudar de canal, de gênero de programa ou fazer a busca pelo nome.


Todos os programas oferecem dezenas vídeos ilustrativos, com a menção à temporada e episódio de cada um. Mas apenas alguns programas oferecem episódios completos. A lista muda constantemente, mas a exemplo do que fiz nos outros reviews, vou fazer um apanhado de alguns conteúdos para ilustrar os que possuem episódios completos. Uma coisa importantíssima que percebi é que ao escolhermos a opção Episódios Completos do menu superior o site lista apenas alguns poucos episódios de destaque do canal, como Walking Dead, Tabu, Você Sabia? e American Dad (este último não tem episódios completos). Nas opções de Novos Vídeos ou Os Mais Vistos surgem alguns outros programas, como os do canal Bem Simples (Faça em Casa, Brasil no Prato, A Confeitaria e Show de Bebê) e Nat Geo (Obras Incríveis, Mega Máquinas, Vida no Ventre). Mas mesmo quando clicamos em um desses para assistir, a página do player não mostra que há mais episódios completos daquele programa! Apenas mostra alguns vídeos pequenos do programa relacionado, como Outros Vídeos. É preciso clicar no botão Ver Todos os Vídeos para entrar na página do programa, e lá sim são listados os vídeos pequenos e os episódios completos. Veja abaixo a lista completa dos programas que oferecem episódios completos em 22/07/12:

 
FOX
- The Walking Dead (os seis episódios da primeira temporada)
- 9 Mm
- Cityhunters
- Kdbra
- Mental
- Tempo Final
- The Listener

FOX LIFE
- Estúdio Billboard
- Kitchen Nightmares

FX
- A Liga dos Heróis Desnecessários
- The Booth at the End

NAT GEO
- A Bordo do Costa Serena
- A Via Láctea
- Across the Amazon
- Amantes da Culinária
- Anjos do Mar
- Arquitetura Secular
- As Múmias de Salta
- Atrás das Grades
- Bastidores
- Conexões da Engenharia
- CSI da Vida Selvagem
- Demolições Explosivas
- Desafios Mortais
- Desvendando a América Latina
- Dinossauros Bizarros
- Entre Picadas e Mordidas
- Epidemias
- Evolução
- Expedição Shark
- Férias na Prisão
- Flagrantes da Vida Selvagem
- Gigantes da Engenharia
- Guardiões da Natureza
- Guardiões de Animais
- Hubble a Última Missão
- Icebergs
- Impacto Animal
- Las Vegas Asiática
- Mega Consertos
- Mega Máquinas
- Mega Mudanças
- Metrópoles
- Mistérios da Bíblia
- Mistérios da Ciência
- Mistérios da Terra
- O Caos
- O Fim do Universo
- O Programa da Pescoço
- O Universo
- Obras Incríveis
- Oceano Sem Fim
- Operação Xeque Mate
- Os Caminhos de Che
- Planeta Terra
- Predadores Pré-Históricos
- Rússia Selvagem
- Sexo Animal
- Tabu
- Tabu América Latina
- Verdade ou Mito?
- Vida no Ventre
- Você Sabia?
- Zona de Perigo
- Zonas de Guerra

BEM SIMPLES
- A confeitaria
- Ser mulher
- Brasil no Prato
- Cozinha Caseira
- Faça em Casa
- Homens Gourmet
- Lar Express
- Saúde Emocional
- Show de Bebê
- Tudo Simples

 
Ao reproduzir um vídeo no site, surge uma propaganda antes e depois do vídeo. Assim como o Crackle, isso não incomoda tanto – apesar que ao ver vários vídeos curtos, pode ficar um pouco irritante. Saltar o vídeo para a frente também aciona a exibição da propaganda novamente.


Eu achei bastante útil o serviço, especialmente para documentários e algumas poucas séries. Os principais programas da Fox faltam no serviço, e mesmo o Walking Dead que lá está tem apenas a primeira temporada. A qualidade do vídeo também é relativamente baixa, provavelmente em torno de 360p ou 480p, mas em tela cheia dá para ver bem. As legendas são grandes e de fácil leitura. O que é imperdoável é que um site como esse, que tem DEZENAS de episódios inteiros de seus shows, não facilita o acesso a eles através dos filtros. Praticamente é obrigatório entrar na página específica do show desejado para saber se ele tem ou não episódios completos (foi o que fiz para cada um deles a fim de obter a lista acima). Com as várias opções de filtros do site, é incrível não haver uma opção que mostre simplesmente todos os episódios completos existentes ali. Facilitaria muito. É difícil comparar serviços, mas eu o achei melhor do que o Crackle, pelo simples fato de ter muito mais conteúdo em programas, e de todos os gostos. A Fox não disponibiliza filme nenhum, mas nem precisa - os usuários da Netflix devem aos poucos se beneficiar da parceria com os lançamentos progressivos de títulos do estúdio. Penso que seria uma boa se parte desse conteúdo também estivesse na Netflix, ampliando as possibilidade de acesso e o leque de episódios disponíveis. O site não faz menção ao acesso em outros dispositivos, o que nos faz supor que talvez hoje isso ainda não seja possível. Mas com toda essa lista de conteúdo, é possível que qualquer perfil de gosto pessoal possa encontrar alguma coisa de seu interesse ali. Espero que o serviço dure muito e continue crescendo!

sábado, 21 de julho de 2012

Opinião/Review: Crackle


Crackle (Sony)
O serviço da Sony estreou no Brasil em 13/03/2012, e foi notícia em todos os lugares da web – afinal, filmes e seriados de graça na web chamam mesmo a atenção das pessoas. E quando se fala em Sony, todo mundo só enxerga qualidade. Portanto, não tinha como desprezar o lançamento.
Já estamos em julho, e o meu “raio-x” no serviço não mostrou exatamente isso, no entanto. Não dá para falar sobre a qualidade dos títulos, afinal gosto é de cada um, mas a considerar pelo meu, não vejo lá muita coisa que eu poderia gastar muito tempo assistindo. No dia 17/07/2012 o serviço tinha 108 filmes – nenhum realmente muito novo. Todos os vídeos, pelo que vi, podem ser assitido em 360 ou 480p. Muitos deles possuem mais de uma opção de áudio, mas isso não necessariamente é uma coisa boa. Existe na descrição de cada filme, que aparece ao posicionar o mouse sobre o título/poster, a indicação se o filme tem opção dublada, legendada ou original sem legendas (respectivamente, as siglas Dub, Leg ou Ing aparecem antes da descrição do filme). Mas isso não é muito confiável, pois encontrei vários onde há a indicação de Ing (original sem legendas) e na página de exibição do título a informação mostra que é legendado. Alguns poucos filmes estão apenas com a opção do idioma original sem legendas, não oferecendo dublagem. Mas também há alguns que tendo dual áudio estão sem legendas no áudio original, o que é um grande problema. Exemplos de referência de alguns títulos que colhi por lá: 

- Anatomia 2 (dublado e legendado)
- Garotas Selvagens 2 (dublado e legendado)
- A Casa de Vidro (dublado e legendado)
- Final Fantasy VII: Advent Children (legendado)
- Lenda Urbana 3 (legendado)
- Quem é Harry Crumb (dublado e legendado)
- Rios Vermelhos (dublado e legendado)
- Snatch – Porcos e Diamantes (dublado e legendado)
- Taxi Driver (dublado e legendado)
- A Rede 2.0 (dublado e legendado)
- Os Bad Boys (dublado e legendado)
- Eu ainda sei o que vocês fizeram no verão passado (dublado e original sem legendas)
- A Colônia (dublado e original sem legendas)
- Paprika (dublado e original sem legendas)
- Steamboy (dublado e original sem legendas)
- Caçadores de Mentes (dublado e original sem legendas)


Com relação às séries, o site tinha em 17/07/2012 um total de 11 séries diferentes, entre as de TV e as exclusivas do site. Apesar de alguns títulos interessantes, o que realmente chama a atenção é a falta de conteúdo em idioma nacional para vários episódios dos seriados. Em alguns, TODOS os episódios estão no original sem legendas. Ou seja, ainda há muito o que melhorar.

Lista de séries de TV:
- As Aventuras de Jackie Chan (108 ep, 13 dublados (1a. Temp) - e mais outras quatro temporadas todas somente em inglês sem legendas)
- Dilbert (30 ep. (duas temporadas) somente em inglês sem legendas)
- Max Steel (35 ep. (três temporadas), todas em inglês sem legendas)
- Transformers: Beast Machines (26 ep. (duas temporadas), todos dublados)
- Os Novos Caça-Fantasmas (10 ep., todos dublados)
- Crônicas da Tropa Estelar (53 ep. - os primeiros 13 episódios da 1a. Temp. dublados, e 44 em inglês sem legendas, entre eles os mesmos 13 primeiros)
- Grandão e Rusty, o Robô (52 ep. - 26 dublados e os mesmos em inglês sem legendas)
- O Crítico (22 ep. (2 Temp.), todos dublados)
- Sit Down, Shut Up (1 ep., dublado).

Lista de séries Originais:
- Why It Crackles (Talk Show - 10 ep., legendados)
- Quente Demais em Los Angeles (Comédia - 14 ep. todos em inglês sem legendas)
- Sequestro Acidental (Comédia - 16 ep. todos em inglês sem legendas)
- Bebida com Cuspe (Comédia - 13 ep. todos em inglês sem legendas)
- Regras de Bannen Ação - 16 ep. todos em inglês sem legendas)
- Lutando para Voltar (Comédia - 12 ep. todos em inglês sem legendas)
- Mãe XXX (Comédia - 13 ep. todos em inglês sem legendas)
- Os Roedores (Comédia - 25 ep. todos em inglês sem legendas)
- Passeio Milionário (Ação - 15 ep. todos em inglês com legendas)


Quanto ao uso, realmente é muito simples escolher o filme e assistir. O “preço” do site é assistir a uma propaganda do serviço ou de alguma série da Sony, o que em si não seria um grande problema (afinal são apenas 30 segundos). O problema é que a cada novo vídeo você precisa assistir de novo. Ao assistir alguns vídeos curtos do site, a freqüência realmente começa a incomodar. E de nada adianta avançar o filme para o meio, ou tentar buscar uma cena no filme: novamente entra o comercial antes da cena desejada. Pode ter sido impressão, mas eu achei o volume do comercial até mais alto do que o normal dos vídeos (isso também incomoda). Pela FAQ, dá para saber de outras características do site: o cadastro permite incorporar vídeos, criar uma lista de favoritos ou uma fila de reprodução, ou mesmo “assinar” um vídeo, recebendo assim um aviso sempre que houver alguma alteração nele, ou inclusão de conteúdo relacionado (como novos episódios em uma série).

Resumindo, existe uma boa intenção na existência de um serviço como o Crackle. Penso que talvez a Sony queira marcar terreno no streaming, mas para fazer frente a serviços como a Netflix a lógica é que haja melhores títulos, em grande quantidade, e a contrapartida do pagamento para justificar a melhor qualidade no conteúdo. Mesmo hoje dá para aproveitar alguma coisa. Mas é realmente frustrante que os seriados tenham vários episódios sem legendas ou dublagem, o que desestimula acompanhá-los. Quanto aos filmes, que são na verdade o carro-chefe do serviço, se superada a questão do nível de qualidade e o fato de nenhum ser muito novo, é possível ver um avanço quanto à disponibilização de conteúdo dublado ou legendado. Penso que a qualidade do vídeo também poderia ser melhor, talvez em HD 720p, para ficar melhor na tela ou aparelho compatível (vale lembrar que o próprio site anuncia a compatibilidade do Crackle com dispositivos Sony, como celulares, tablets e TVs conectadas). Deve ser frustrante assistir a conteúdo 480p em TVs Full HD modernas o bastante para terem o aplicativo do serviço. Eu não descartaria o serviço, mas no meu perfil, vejo pouca utilidade nele.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Notícias - 19/07/12

Rola a bola no gramado da Netflix no Dia Nacional do Futebol - http://vcfaz.net/viewtopic.php?p=1367033 
(esta matéria anuncia que em em agosto, a Netflix terá documentários sobre a história de três gigantes do futebol nacional – "Soberano – Seis vezes São Paulo", "Absoluto – Inter, Bicampeão da Libertadores" e "Fiel", sobre a torcida do Corinthians)

domingo, 15 de julho de 2012

Opinião/Review: Telecine Play


Telecine Play

Este é outro serviço que, pelo menos para mim, era novidade. Imagino que os clientes do Telecine já devem saber de sua existência, mas ao entrar no site, esta semana, fiquei muito satisfeito com o que vi. A ideia do serviço é oferecer filmes para os assinantes dos canais Telecine, mas o login no site é atrelado ao cadastro no site da Net – portanto, usuários da Telecine na Sky e em outras operadoras, imagino eu, não possuem acesso ao serviço.Como sou usuário na Net HD Max (mas não dos canais Telecine), fiz o cadastro logando com a conta da Net e já tive acesso aos filmes todos do serviço. O cadastro também inclui associar ao aparelho que vai reproduzir os filmes a conta criada. Só é possível reproduzir a partir de um computador, e podem ser incluídos até quatro dispositivos. Segundo a ajuda do site, em breve o serviço funcionará em smartphones e tablets. Por enquanto ainda não há suporte para videogames também. Também não é possível assistir aos filmes fora do território nacional.

 
A lista de títulos é realmente grande, e oferece alguns títulos de destaque do momento, inclusive grandes blockbusters. Citando apenas os títulos de 2011, alguns exemplos de títulos disponíveis são: Thor, Pandorum, Transformer - O lado oculto da lua, Piratas do Caribe - Navegando em Águas Misteriosas, Sexo sem Compromisso, Os Pinguins do Papai, Melancolia, Blitz, Os Agentes do Destino, Kung Fu Panda 2, Rio, Marte Precisa de Mães, Rango, Caça às Bruxas, Contra o Tempo, Eu sou o número quatro, Deu a Louca na Chapeuzinho 2. Segue abaixo a lista separada por categoria, obtida em 14/07/2012:
Comédia-276
Drama-336
Suspense-193
Ação-141
Romance-137
Animação-39
Aventura-89
Biografia-24
Documentário-18
Fantasia-17
Ficção-16
Infantil-24
Guerra-10
Musical-5
Policial-54
Terror-75
Western-9
TOTAL-1463




A navegação nos filmes permite marcá-los para assistir mais tarde, além de guardar um histórico dos que foram vistos. Também é possível listar os filmes por ator ou diretor. Todos os títulos possuem “data de validade”, indicando até que data estarão disponíveis no serviço. Para a maioria desses títulos novos, seu vencimento se dará apenas daqui a um ano. Não é possível escolher a qualidade da reprodução, mas em geral os filmes tem uma boa qualidade de exibição – apenas não acredito que seja em HD. Não vi um por um, mas os que abri para teste ofereciam ambas as opções de reprodução: dublado ou legendado com áudio original. Um bom sinal para satisfazer todos os gostos.


O Telecine Play realmente merece os parabéns por oferecer tantos títulos, vários novos e de grande sucesso, entre seus filmes. Logicamente não faltam filmes mais antigos, mas a lista de filmes recentes é enorme. Se isso fosse considerado como parâmetro de qualidade, certamente seria considerado melhor que a Netflix nesse sentido. Por enquanto o acesso é limitado ao computador – o site não indica dispositivos onde ele funcione além do PC, apenas a promessa futura de suporte. 


Também faltam opções de qualidade de imagem, o que poderia ser um incômodo em telas maiores, como ao ligar o PC na TV convencional Full HD. Mas trata-se de uma ótima oferta de conteúdo, e um “plus” aos assinantes do Telecine. Infelizmente o site não serviria para clientes de menos de 6 canais Telecine, nem para usuários de outras operadoras (a restrição apenas aos assinantes da Net certamente deve incomodar quem paga pelo serviço em outra TV por assinatura). Mas em linhas gerais, será um serviço “top de linha” quando abranger smartphones, tablets e demais operadoras.

sábado, 14 de julho de 2012

Opinião/Review: Clube DX TV



Clube DX TV
 
Tive hoje o meu primeiro contato com esse site, nunca tinha ouvido falar nele. Segundo esta matéria que encontrei, o site iniciou seus serviços em Outubro/2011, oferecendo mais de 1000 horas de conteúdo infantil. O site (http://www.dx.tv.br) não lista quantos episódios tem de cada desenho, mas dá uma ideia do que podemos encontrar por lá: Caillou, Barney, Moranguinho, Angelina Ballerina, Bob o Construtor, Johnny Test, Pinky Dinky Doo, Thomas, Madeline, Pingu, Arthur, Kipper, Inspetor Bugiganga, Dinotrem, Zoboomafoo, além das séries Planeta Terra e Minha Vida Selvagem, produzidas pela BBC.
É possível assistir o Clube DX TV em PCs, TVs Sony Bravia (através da Sony Internet TV dos aparelhos), aparelhos Sony Blu-Ray e tablets Android 3.0. A assinatura mensal custa R$ 9,90, sendo que no primeiro mês paga-se apenas R$ 1,00. Ainda é possível comprar em lojas da Saraiva cartões temáticos de personagens, que oferecem um código de acesso para o conteúdo relacionado ao personagem no serviço, por um determinado tempo. Cada cartão também custa R$ 9,90 (abaixo estão algumas imagens dos cartões).


Também é possível ficar por dentro das novidades do site através do Facebook (http://www.facebook.com/clubedxtv). Segundo anunciado pelo site, toda semana eles lançam algum conteúdo novo no serviço. Em busca de informações mais detalhadas fui até a Ajuda da tela, mas nesta opção é possível apenas mandar uma mensagem para o site. Já no link Suporte DX TV existem algumas perguntas e respostas que esclarecem um pouco mais sobre o serviço, mas nada relevante o bastante para ser mencionado aqui.


Pessoalmente, a se considerar pela lista de desenhos, fica claro para o assinante da Netflix que nesta última temos quase todos os destaques do serviço. No entanto, isso não é um ponto negativo ao Clube DX TV - é um sinal de que o serviço está investindo no mesmo perfil. Achei uma boa ideia de serviço, assim como também a do menu que visa facilitar o acesso pelas próprias crianças. Mas senti falta de filmes, mesmo que fossem os relacionados aos personagens disponíveis no serviço, e também desconheço se a lista de episódios é bastante significativa ou não (confesso que procurei pela internet e não consegui essa informação). E ainda há espaço para crescer bastante. Mas se para os desenhos que ali estão houver uma boa quantidade de episódios de cada um, como várias temporadas inteiras, acho que valeria a pena. O valor da mensalidade é pequeno, mas lembremos que a Netflix inteira custa R$ 14,99 e oferece bem mais. Além disso, uma "vantagem" do serviço pode vir a ser seu diferencial negativo: a exclusividade na plataforma Sony. Apesar de pessoalmente gostar dos aparelhos da Sony, o consumidor comum brasileiro sempre busca mais o preço do que a sofisticação e qualidade "top", então imagino que num futuro próximo o mercado de Smart TVs será dominado pela Samsung, LG, Panasonic... com uma pequena fatia da Sony. Isso diminuiria e muito a base de possíveis assinantes do serviço. Mas se eles ampliarem para outras marcas de TV, para celulares/tablets da Apple, e aumentarem bastante sua lista de desenhos, acho que pode ser uma referência para o público infantil no futuro.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Novos Links

Hoje descobri algumas novidades no mundo do streaming/VoD (video on demand). A partir da notícia sobre a iminente vinda da HBO Go para o Brasil, descobri a existência de mais alguns serviços disponíveis hoje para os clientes brasileiros. Todos sabemos que esse é um mundo muito novo para o usuário comum, e que a Netflix tem como tarefa ser a propulsora desse mercado em nosso país. Ainda que alguns achem que a empresa é uma ameaça às TVs por assinatura, eu acho que eles podem viver bem juntos, e se complementarem. Basta ver que alguns títulos podem estar em um ou outro serviço, e essa competitividade é saudável para o mercado. Seguem abaixo os links dos atuais serviços que conheço - em todos eles, é possível assistir programas inteiros e de forma legal na internet. Aos poucos tentarei achar tempo para fazer um review detalhado de cada um deles.